ORIGEM DO QUILT E PATCHWORK





Origem do Quilt e Patchwork

O patchwork e quilt é um trabalho manual muito antigo. Desde a época do antigo Egito, os faraós usavam vestimentas de patchwork e quilt, o que ficou registrado em desenhos no interior das pirâmides.
Na Europa, durante a idade média, roupas de quilts eram feitas de sobras de tecidos para serem usadas como proteção embaixo das armaduras de ferro. Naquela época também eram feitas colchas com o fim de proteger contra o rigoroso inverno europeu, sua utilização tinha então como objetivos primários a proteção, abrigo e vestuário, sendo que se espalhou por diversos países como Inglaterra, Alemanha, França e Itália.
Os primeiros colonizadores dos Estados Unidos, que fugiam da Inglaterra devido à perseguição religiosa, trouxeram esta arte para o Novo Mundo, nesta época as mulheres só tinha permissão para sair de casa para ir à Igreja ou para as reuniões de quilteiras (quilting bees). Nas reuniões elas faziam colchas, roupas e cortinas de retalhos e sobras de roupas, ou mesmo de roupas velhas, porque não tinham dinheiro nem onde comprar tecidos. Em vez de costurar os retalhos de qualquer jeito as quilteiras pioneiras planejavam e costuravam formando padrões muito artísticos.
Com a invenção da máquina de costura em 1846, o patchwork e quilt passaram a ser feito tanto à máquina quanto à mão. Após a segunda guerra mundial, com a explosão industrial, esta arte foi um pouco esquecida com a euforia da industrialização. Porém, nos anos 70, houve um ressurgimento do patchwork e quilt, sendo que então a indústria passou a produzir estampas e cores especiais para patchwork e quilt o que tornou infinita a palheta de cores e estampas tornando tecidos em uma espécie de tintas e os quilts em verdadeiras obras de arte. Por isso hoje em dia o patchwork e quilt é considerado mais que um artesanato, é considerado também uma arte.
Existem hoje nos Estados Unidos, museus e galerias de arte especializadas no Patchwork e Quilt. No Brasil com a imigração européia de italianos, alemães e posteriormente ingleses e americanos, o patchwork passou a ser mais conhecido, porém pela complexidade e pela dificuldade de realização da técnica, existem poucos artistas dedicados a esta técnica.

Comentários

Raquel Finato disse…
oi Sabrina, achei muito lindo teu trabalho, parabens fica com Deus e bom final de semana!!
Unknown disse…
Ha ha ha ha! É brabo ser índio! Postei errado Sabrina! Na ordem de cima pra baixo, o primeiro comentário é em relação ao trabalho "amor", e o outro comentário é sobre o trabalho logo a seguir de "amor", ok? Beijão

Postagens mais visitadas deste blog

BABUSKAS

INFÂNCIA